Skip links

Comer pizza é saudável?

Para os grandes fãs de pizza, esta é uma questão que se impõe. Afinal, a pizza faz bem ou mal à saúde? A resposta não é simples. Fique connosco para saber mais sobre esta refeição deliciosa!

Desde já, a resposta depende de muitos fatores, como o tipo da massa, a quantidade de queijo e os ingredientes utilizados na confeção. Em suma, a pizza pode ser incluída numa alimentação equilibrada se tiver ingredientes saudáveis na sua composição. Contudo, vamos entender ponto a ponto que benefícios os ingredientes da pizza podem ter para a saúde.

O segredo está na massa?

Em primeiro lugar, a massa da pizza pode ser mesmo saudável. Além de ser muito rica em antioxidantes, tem ainda fibras e hidratos de carbono complexos. Assim, se a massa for feita com técnicas corretas, pode ser uma ótima aliada na estabilização do metabolismo. Ademais, a massa da pizza ainda assegura alguns nutrientes essenciais.

E o molho?

De maneira idêntica, o molho é dos principais elementos de uma pizza, sendo que o maior protagonista é o tomate. Portanto, devido às propriedades deste fruto, o molho pode mesmo ser muito nutritivo! Além de ser rico em licopeno, tem também vitamina C. Estes fatores ajudam a combater o cancro e a fortalecer o sistema imunitário.

Dependendo da maneira como é feito, o molho pode ainda ter outros benefícios. Por exemplo, a adição de alho confere à pizza mais vitaminas, como a B6, a C e o manganês. Por fim, o azeite tem ainda propriedades vantajosas, pois ajuda a reduzir o mau colesterol e oferece uma boa dose de óleos graxos ricos em energia.

Será o queijo o ingrediente mais prejudicial?

À primeira vista, o queijo pode ser um dos ingredientes menos saudáveis. Contudo, este elemento é extremamente rico em cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose. Com as quantidades certas, o queijo não faz mal à saúde e pode ainda colaborar numa boa gestão do organismo. Porém, atente no tipo de queijo a escolher e dê prioridade a um queijo com baixo teor de gordura.

Recheio: a parte mais importante?

Por último, o recheio é o que pode fazer mais diferença na pizza. Para caracterizar uma pizza como boa ou má para a saúde, é muito importante conhecer os ingredientes do recheio.

Assim, caso escolha um recheio com verduras, a pizza poderá ser realmente boa para a saúde. Por exemplo, os vegetais verdes – como os espargos e os espinafres – são muito ricos em antioxidantes. Do mesmo modo, os cogumelos são ingredientes saudáveis, uma vez que ajudam a combater o cancro e possuem baixo teor de sódio e gordura. Por outro lado, se optar por ingredientes mais gordurosos ou processados, é possível a pizza não seja tão saudável.

Portanto, comer pizza pode ser saudável, dependendo apenas dos ingredientes! Se está de visita a São Miguel (Açores), experimente as deliciosas pizzas da Lan’s. Não se vai arrepender!