Skip links

Que bebida vai melhor com pizza?

Antes de mais, a melhor bebida para acompanhar a pizza depende do gosto de cada um. Ainda que muitos defendam que só o vinho fica bem, os italianos não admitem que se coma pizza sem beber cerveja. No fundo, deve comer pizza com a bebida que mais lhe agradar. Contudo, fique connosco para saber mais sobre o que ditam os especialistas e a história sobre este assunto.

O melhor é a cerveja?

Em primeiro lugar, como dito anteriormente, depende do gosto de cada um. No entanto, os italianos defendem que a pizza deve ser harmonizada com cerveja. Ao contrário do que muita gente imagina, os italianos não têm hábito de comer pizza com vinho.

Na Itália, o hábito de conjugar pizza e cerveja está enraizado há muitos anos. Portanto, diz-se que foi principalmente a partir da década de 1950, com o boom económico, que o consumo de cerveja aumentou exponencialmente. Em conjunto com isso, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas com mais de 8 graus em pizzarias ajudou a que a cerveja fosse a bebida de eleição.

Assim, de acordo com vários estudos, este hábito prolonga-se até aos dias de hoje. O instituto BVA Doxa fez ainda uma investigação sobre o tema e concluiu que a maior parte dos italianos escolhe a cerveja para acompanhar pizza (36%). Apenas 8% escolhe o vinho e o restante é dividido entre água, sumos e outras bebidas não alcoólicas.

Ou é o vinho?

Desde já, existe uma convenção geral de que a pizza deve ser harmonizada com vinho. Como explicamos anteriormente, os italianos não são da mesma opinião. Contudo, em diversos pontos do planeta, a norma é que se beba vinho quando a refeição é pizza. Porém, existem ainda diversas opiniões sobre o vinho ideal para cada sabor de pizza. Por exemplo, diz-se que a pizza de Pepperoni deve ser acompanhada de um Cabernet Sauvignon.

 

Independentemente da bebida, o que importa é ficar satisfeito/a. Caso esteja de visita a Ponta Delgada, tem de experimentar as deliciosas pizzas da Lan’s. Neste restaurante, tanto pode harmonizar as pizzas com vinho como com cerveja (ou qualquer outra bebida). Não hesite em experimentar!